Um deslizamento de terra causa o bloqueio total da BR-376, entre Garuva (SC) e Tijucas do Sul (PR) desde a noite de segunda-feira (28). Uma pessoa morreu após ter o veículo atingido por parte da encosta que se desprendeu devido às chuvas fortes na região. A Arteris Litoral Sul, concessionária da Rodovia Prestes Maia, ainda não tem previsão de quando a rota entre os dois estados será liberada.
Um primeiro deslizamento de terra foi registrado na rodovia por volta das 15h30 da tarde no quilômetro 669, danificando um talude da encosta. O trânsito ficou em uma pista. Por volta das 18h30 da noite, a estrutura cedeu, atingindo vários veículos que estavam na pista abaixo. Os dois sentidos da estrada foram bloqueados por causa do risco de novos desmoronamentos.
O trecho pertence ao município de Guaratuba. De acordo com a Defesa Civil do município, ainda há grande risco de novos deslizamentos por causa da chuva forte que atinge a região leste do Paraná.
Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local desde as horas subsequentes ao deslizamento. O trabalho de busca e resgate foi interrompido durante a madrugada e retomado por volta das 5h da manhã.
De acordo com o governo do Estado do Paraná, não existe a informação precisa sobre quantas pessoas estariam desaparecidas. Ao menos 10 carros e cinco caminhões teriam sido atingidos pelo deslizamento de terra.
Por volta das 10h da manhã, a PRF do Paraná confirmou uma morte. A identidade da vítima não foi informada. E um homem de 43 anos, ferido no deslizamento, foi encaminhado ao Hospital São José, de Joinville para atendimento. O estado de saúde é estável.
Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais (PR), km 635 da BR-376, na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). Não há previsão de liberação.
A rota alternativa indicada neste momento para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116. O desvio acrescenta 508 quilômetros na rota entre Tatuquara (PR) e Navegantes (SC).
Serra de Dona Francisca bloqueada
Uma das rotas de desvio da BR-376 seria a estrada que passa pela Serra Dona Francisca, a SC-418. A estrada também está bloqueada. As fortes chuvas dos últimos dias provocaram diversos deslizamentos no decorrer do dia. A Defesa Civil recomendou a interdição, por conta do alto risco de novos incidentes.