Mudança de tráfego

Ciclovia da orla do Guaíba tem alteração na região do Parque Pontal

A sinalização da ciclovia será reforçada para indicar o fluxo correto para os usuários de bikes.

Mapa da ciclovia de contemplação do Parque Pontal, na orla do Guaíba, zona sul da capital. Crédito: EPTC, PMPA /Divulgação

Os ciclistas que utilizam a ciclovia da Orla do Guaíba precisam ficar atentos a uma mudança de percurso que começou a valer neste sábado (26). A sinalização do trecho viário será reforçada para indicar o fluxo correto para os usuários.

A partir deste sábado, o fluxo de bicicletas da Orla do Guaíba está direcionado para a faixa bidirecional que existe dentro do interior do Parque Pontal, na antiga área do Estaleiro Só. O trecho possui 651 metros de extensão e é separado do tráfego de veículos, sendo a principal ligação entre a infraestrutura das avenidas Diário de Notícias e Edvaldo Pereira Paiva.

A mudança ocorreu após um teste apontar melhorias na segurança para os ciclistas. A faixa exclusiva para ciclistas do parque ficou por 90 dias em operação simultânea com a estrutura junto à avenida, em que se verificou ampla segurança e ausência de conflitos durante sua utilização. O traçado anterior, junto à avenida Padre Cacique, foi desativado e destinado ao uso de pedestres.

O diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Pedro Bisch Neto, diz que serão realizadas no local ações educativas para os ciclistas. “Os agentes de trânsito da Escola Pública de Mobilidade vão atuar na ciclovia do Parque Pontal para alertar sobre a importância da percepção dos riscos e do autocuidado no trânsito”, afirma Bisch Neto. Ele também pede que os usuários de bicicletas usem os equipamentos de proteção individual.

“A análise do trajeto da nova ciclovia no entorno do parque, implantada no início do ano, comprovou a inexistência de conflitos com pedestres ou veículos. Assim, vamos adotar este trajeto para oferecer mais segurança aos usuários da mobilidade ativa”, destacou o diretor-técnico da EPTC, engenheiro Flávio Caldasso.