Chuva bloqueia estradas e deixa famílias fora de casa no RS

Trinta pessoas de oito famílias estão desalojadas  após os arroios Pessegueiro e Pessegueirinho, em Santa Rosa, Noroeste do Rio Grande do Sul.

A forte chuva que está atingindo o Rio Grande do Sul, por causa do ciclone extratropical, vem causando alagamentos no Estado. Há registro de desabrigados, cheias em arroios e rios e bloqueios em estradas.

Trinta pessoas de oito famílias estão desalojadas após os arroios Pessegueiro e Pessegueirinho, em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, transbordarem na tarde desta terça-feira (7). A prefeitura, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam no atendimento às pessoas atingidas pelo temporal.

O município de Santo Cristo, também na região Noroeste do Estado, registrou mais de 200 milímetros de chuva nesta terça, entre às 5h e 15h30min. Segundo a Defesa Civil, os estragos foram registrados nas áreas urbana e rural do município.

A chuva que atinge Porto Alegre provoca transtornos. Nas últimas horas, foram registradas quedas de árvores e alagamentos pela cidade. Na zona norte, o Arroio Sarandi transbordou no início da tarde, alagando a avenida de mesmo nome.

Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Ciruculação), há alagamento com bloqueio de trânsito na avenida Tramandaí, na Voluntários da Pátria com a rua da Consolação (próximo à Maltaria Navegantes) e na Francisco Trein com a Rua Gaston Englert, na Capital.

Rodovia bloqueada

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) alerta que a BR-470/RS, entre os municípios de Lagoa Vermelha e André da Rocha, está totalmente bloqueada. O Arroio Floriano, no km 108 da rodovia, transbordou na tarde desta terça em decorrência do alto volume de chuva.

Técnicos do DNIT sinalizaram o local e estão monitorando o nível da água. Não há previsão de liberação da pista. Por enquanto, a orientação é que os motoristas utilizem as rodovias estaduais da região.