Quatro linhas transversais deixarão de ser operadas pela Carris (Companhia Carris Porto-Alegrense) a partir da próxima segunda-feira (3 de abril). O motivo, segundo a Prefeitura de Porto Alegre, é um ajuste considerado “temporário” por causa de problemas na execução das tabelas horárias.
As linhas vão ser operadas pelo Consório Mais e Via Leste (cor verde); Mob (cor azul) e Viva Sul (cor vermelha) por tempo indeterminado. As linhas que passam para a iniciativa privada são a T5 (Aeroporto / Praia de Belas); a T10 – Triângulo / Antônio de Carvalho, a T11 – 3ª Perimetral e T13 – Triângulo / PUCRS.
Serão impactados cerca de 25 mil usuários que usam as quatro linhas do transporte público diariamente. As outras rotas operadas pela empresa de ônibus atualmente não sofrem alteração, ao menos por enquanto. A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) tem intenção de privatizar ou liquidar a companhia, caso ela não se torne autosustentável.
“Assim como a Carris, na pandemia, precisou assumir algumas linhas dos [operadores] privados, agora estamos fazendo esse ajuste temporário para melhor atender aos passageiros, devido a problemas pontuais que observamos em relação ao cumprimento de algumas tabelas”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
Linhas transversais operadas por empresas privadas
T5 (Aeroporto / Praia de Belas)
Será atendida pelo Consórcio Via Leste (cor verde). São 112 viagens, sendo 56 no sentido Norte/Sul e 56 no sentido Sul/ Norte.
T10 – Triângulo/ Antônio de Carvalho
Será atendida pelo Consórcio Mais (cor verde). São 74 viagens, sendo 36 sentido Norte/Leste e 38 sentido Leste/Norte)
T11 – 3ª Perimetral
Passa a ser atendida pelos consórcios MOB (cor azul) e Viva Sul (cor vermelha). São 186 viagens, sendo 92 no sentido Norte/Sul e 94 no sentido Sul/Norte.
T13 – Triângulo/ PUCRS
Será atendida pelo Consórcio MOB (cor azul). São 54 viagens, sendo 27 no sentido Norte/ Leste e 27 no sentido Leste/Norte.