Um caminhão que transportava produto líquido perigoso tombou na Freeway na manhã desta sexta-feira (13). O fato ocorreu no km 15, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido Litoral – Porto Alegre. O local fica quatro quilômetros adiante da praça de pedágio.
O motorista do caminhão não se feriu. O tanque – que estaria carregado com combustível – tombou às margens da rodovia e houve, também, derramamento sobre duas pistas da BR-290. A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) realiza atendimento no local. Foram instaladas mantas e barreiras absorvedoras do produto.
Por causa do risco de explosão seguida de incêndio, parte do tráfego na Autoestrada Porto Alegre – Osório está bloqueado no km 14 da pista sentido litoral. O trânsito no local opera em sistema de contrafluxo, ou seja, veículos que seguem sentido litoral são desviados para uma das faixas da pista sentido capital, entre os kms 17 e 13, quando retornam para a pista normal.
Ainda não existe previsão de quando a faixa sentido Osório será liberada. Para os veículos de passeio, a indicação é utilizar a ERS-030, a Estrada Velha. Os acessos podem ser realizados a partir do acesso para Santo Antônio da Patrulha, via ERS-474, seguindo em direção ao Litoral; e a partir da conexão com a BR-101, para quem segue no sentido Porto Alegre.
A CCR ViaSul, que administra a FreeWay, diz que equipes seguem trabalhando no local para normalização do fluxo o mais breve possível. A CCR ViaSul orienta os motoristas para que programem sua viagem e, se possível, busquem caminhos alternativos.