Brasil extingue documento de licenciamento de veículo em papel moeda

O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a CNH.

O Rio Grande do Sul imprime o último documento de licenciamento de veículo em papel moeda na sexta-feira (31).

O proprietário tem total independência para baixar a versão digital no celular ou, se quiser, imprimir o próprio documento em casa.

Além de não precisar esperar a entrega do papel de cor verde pelos correios, o motorista pode compartilhar o documento com todos que utilizam o veículo. A mudança está prevista em regramento federal (Resolução 788/2019, do Contran) e acontece em todo o Brasil.

O documento de propriedade do veículo (CRV, antigo DUT) continua a ser entregue pelos Correios em papel moeda.

Ainda receberão o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) pelos Correios os proprietários de veículo que pagaram o licenciamento até 29 de julho. O fim da impressão do CRLV em papel moeda coincide com o encerramento do calendário de licenciamento 2020.

“No próximo calendário, em 2021, já não haverá mais nenhum documento de licenciamento verde. Estamos caminhando para um futuro sem papel, em que todos os nossos documentos estão no celular. O sucesso da CNH Digital no Rio Grande do Sul comprova a demanda da população por esse tipo de mudança”, disse o diretor técnico do DetranRS, Fábio Pinheiro dos Santos.

O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem não quiser baixar o documento digital tem a opção de imprimir o documento em papel comum pela Central de Serviços do DetranRS ou pelo portal de serviços do governo do Estado.

É possível fazer isso em qualquer impressora, seja em casa ou em uma loja. Há, ainda, a opção de solicitar a impressão em qualquer CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) do Estado.