TRÂNSITO COMPLICADO

Trânsito em Porto Alegre tem bloqueios e semáforos desligados após temporal

Temporal causou 36 bloqueios viários e 44 semáforos fora de operação em Porto Alegre; EPTC atua nos locais mais críticos.

Agentes da EPTC orientando o transito manualmente na av. da Cavalhada x rua Xavier da Cunha. Crédito: reprodução / EPTC
Agentes da EPTC orientando o transito manualmente na av. da Cavalhada x rua Xavier da Cunha. Crédito: reprodução / EPTC

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registra 36 bloqueios viários em Porto Alegre devido à queda de árvores ou galhos nas vias públicas, reflexo direto da tempestade que atingiu a Capital na tarde de segunda-feira (31).

Do total, são 18 bloqueios totais e 18 parciais, distribuídos por diferentes pontos da cidade. Conforme a EPTC, equipes seguem atuando para liberar os trechos afetados, restabelecendo a fluidez do tráfego com segurança. No entanto, não há prazo para normalização.

Além dos bloqueios, 44 cruzamentos seguem com semáforos inoperantes por falta de energia elétrica. A situação exige atenção redobrada de motoristas e pedestres, especialmente em horários de maior fluxo.

Há ainda 10 locais com isolamento total, em função de fios energizados caídos sobre a via pública. Nesses pontos, o acesso está totalmente interrompido por questão de segurança.

Reforço das equipes

Durante a tarde de ontem (31), os números preliminares apontavam 56 ocorrências ativas em Porto Alegre. Desde então, o quadro evoluiu, com aumento no número de bloqueios por vegetação e falhas nos semáforos em decorrência da persistência da falta de energia em diversos bairros.

Para agilizar o atendimento, a EPTC reforçou as equipes de fiscalização e de manutenção semafórica. Os profissionais foram direcionados aos pontos mais críticos, com maior risco de acidentes, onde realizam monitoramento da circulação, auxílio direto aos usuários e restabelecimento da sinalização.