OBRA DA COPA DE 2014

Avenida Tronco será liberada na semana que vem, na Capital

As obras da Avenida Tronco começaram em 2012 e tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014

Trecho da avenida tronco, em Porto Alegre, antes da liberação
Obra começou em 2012 e tinha previsão de término para a Copa do Mundo de 2014 - Foto: Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre realizou, ontem (4), uma vistoria final nas obras dos trechos 1 e 2 da Avenida Tronco. Com a conclusão da duplicação nos últimos três quilômetros (da rua Capitão Coelho até a Professor Freitas de Carvalho), a liberação para o tráfego irá ocorrer na terça-feira (9), a partir das 7h.

O complexo viário da avenida Tronco fará a ligação entre a Zona Sul e os bairros Menino Deus e Azenha. O trecho irá atender ainda centros comerciais como o Barra Shopping e o Shopping Pontal.

O objetivo é tornar o trajeto mais rápido para quem se desloca entre a Zona Sul e a região central da cidade. A estimativa é que haja um ganho de tempo de 20% para os motoristas.

Além da duplicação, o projeto inclui drenagem, implantação de corredor de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública.  

Ônibus e transporte

A finalização das obras irá atender cerca de 80 mil passageiros do transporte coletivo. Na rótula da avenida Tronco passam 48 linhas de ônibus. Ainda, o funcionamento do corredor exclusivo da Gaston Haslocher Mazeron contará com paradas iluminadas, com bancos e cobertura.

Obra da Copa

As obras da Avenida Tronco começaram em 2012 e tinham previsão de término para a Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, a prefeitura previu custo de R$ 156 milhões para conclusão da obra.

A construção parou em um primeiro momento em outubro de 2016 por falta de recursos. A retomada ocorreu em junho de 2018, mas em julho de 2019 veio nova suspensão. Em fevereiro de 2020, a obra recomeçou.