Porto Alegre e Rio Grande do Sul - Nos dias 3 e 9 de fevereiro, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizou vistoria em 505 ônibus em diferentes terminais de Porto Alegre. O objetivo era verificar o funcionamento do ar-condicionado.
Dessa forma, a ação resultou em 28 autuações de veículos flagrados pelos agentes de Fiscalização do Transporte com o equipamento inoperante. Passaram por fiscalização locais como os terminais Parobé e Rui Barbosa, Salgado Filho, Polônia, das Linhas T11 e T5, Triângulo e bairro das linhas 704 e 703.
“A fiscalização intensificou nesta semana a operação devido às altas temperaturas. Além disso, estamos em contato constante com as empresas, reforçando a importância de priorizarem os veículos com ar-condicionado na operação”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A Operação Ar-Condicionado tem o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o Decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir dos 24 graus.
Além disso, a população pode colaborar informando, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e não está em funcionamento. O serviço está disponível nos telefones 118 ou 156.
Atualmente, a Capital tem uma frota com 1.193 ônibus, sendo 1.085 o número de veículos que circulam diariamente na Capital. Desse total, há 934 carros com ar-condicionado.