AO VIVO: confira a situação de trânsito e transporte na tarde desta sexta-feira

Em Porto Alegre, são previstas manifestações, com o ato final, no início da noite, na Esquina Democrática.

A sexta-feira (14) é de greve geral convocada pelas centrais sindicais. O movimento busca realizar uma série de protestos para pressionar os parlamentares contra a reforma da Previdência. Em Porto Alegre, são previstas manifestações, com o ato final, às 18h, na Esquina Democrática.

No período da tarde não são esperadas mudanças em relação ao cumprimento de tabelas dos coletivos. No momento, não há registro de bloqueios. Mudanças no trânsito devem ocorrer no Centro devido ao ato na Esquina Democrática.

Durante a manhã, o transporte público de Porto Alegre teve problemas de circulação. Conforme dados da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), todas garagens de empresas de ônibus só foram liberadas às 6h30.

As últimas foram a Gasômetro e Auto Viação Presidente Vargas, por volta desse horário. Nas outras – Sopal, Belém Novo, Trevo/Restinga, VTC (Viação Teresópolis-Cavalhada), Sudeste, Carris, Navegantes, Nortran e VAP (Viação Alto Petrópolis) – a saída de coletivos foi normalizada entre 5h e 6h.

No caso da Carris, dois ônibus foram atingidos por pedras. Os paralelepípedos atingiram a parte metálica dos veículos, sem impedir a circulação dos mesmos.

Os veículos deixaram as garagens após intervenção do Choque da Brigada Militar. Em alguns casos o pelotão jogou água pressurizada e bombas de efeito moral em manifestantes. Durante a desobstrução das garagens, mais de 50 pessoas foram detidas na garagem da VTC.

Região metropolitana

Na região metropolitana, houve confronto na garagem da Transcal, em Cachoeirinha. Uma pessoa foi presa após a Brigada Militar remover correntes que estavam no portão da empresa. Os ônibus circulam com normalidade desde o meio da manhã.

As empresas Sogil, de Gravataí, e Soul, de Alvorada, estão com operação normal. Nas empresas Viamão e Itapuã, de Viamão, a circulação de coletivos foi normalizada. Os veículos estavam realizando desvios devido a bloqueios na avenida Bento Gonçalves. Também houve atraso na saída de veículos da garagem. Serviço normal agora à tarde.

Em Canoas e Nova Santa Rita, as empresas Sogal, Vicasa e Vianova, respectivamente, operam de maneira normal. Houve protesto em frente da garagem, mas os coletivos deixaram o pátio normalmente. Sem alteração desde a manhã.

Já em Sapucaia do Sul, o bloqueio na garagem da empresa Real Rodovias durou das 5h até 9h. Nenhum coletivo circulou no período. Depois do desbloqueio do portão, os coletivos voltaram a circular. A tabela é a de domingo, sob alegação de “falta de demanda”. Deve prosseguir assim até o final do dia.

Em Novo Hamburgo, os coletivos das quatro empresas que prestam serviço na cidade não circularam por mais de três horas. Os veículos das empresas Feitoria, Courocap, Futura e Hamburguesa foram retidos nas garagens. No entanto, os manifestantes liberaram as portarias por volta das 7h30 da manhã. Tabelas de sexta-feira sendo cumpridas.

Situação similar ocorreu em São Leopoldo, onde os coletivos das empresas Feitoria, Sinoscap, Sete e Leopoldense só puderam deixar as garagens por volta de 8h30 da manhã. A tabela horária está sendo cumprida desde o meio da manhã.

Situação da Trensurb

A Trensurb enfrentou paralisação dos serviços entre 5h30 e 7h45 na manhã desta sexta-feira. As estações, que abrem às 5h, chegaram a receber passageiros, mas os trens não circularam. Conforme a Trensurb, houve invasão na via férrea por manifestantes em vários pontos do sistema.

A circulação de trens foi normalizada, com intervalos de 10 minutos por volta das 7h40. Fora do horário de pico, os intervalos são de 15 minutos. E, no fim da tarde, a operação terá intervalo de 8 minutos. No entanto, em algumas estações, não há cobrança de passagens pela falta de bilheteiros e operadores de estação.

Ainda pela manhã, seis pessoas foram detidas pela Brigada Militar. O grupo, que seria de funcionários da empresa, foi detido após o grupo colocar fogo em galhos nos trilhos. O fato ocorreu entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

A Justiça havia determinado que o trem tivesse circulação de metade dos horários nesta sexta-feira nos horários de pico.

Situação nas estradas

Pela manhã, conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), trânsito chegou a ser bloqueado na BR-290, em Eldorado do Sul. O motivo era uma manifestação em que um grupo colocou fogo em pneus.

Na BR-116, em Esteio, há ponto de lentidão na região da Refap (Refinaria Alberto Pasqualini). Há protesto em frente da refinaria. Muitos motoristas estão reduzindo a velocidade pela curiosidade para saber do que se trata a movimentação.

Também houve bloqueio na BR-386, em Nova Santa Rita e na RS-239, em Sapiranga.

Trânsito em Porto Alegre

Trânsito sem registro de acidentes graves na capital no presente momento. Túnel da Conceição com congestionamento, centro / bairro, em razão de caminhada de manifestantes na rua Sarmento Leite em direção à àrea central.

EPTC monitora manifestantes que se deslocam pela av. Aureliano de Figueiredo Pinto em direção à Borges de Medeiros, com bloqueio da via neste momento.

Caminhão betoneira em falha mecânica bloqueia as duas faixas da Aparício Borges em frente ao Foro Regional do Partenon, sentido Sul/Norte. Desvio sendo realizado pelo corredor de ônibus da Aparício Borges. Guincho em deslocamento.