Agora no Trânsito

Ampliação do corredor de ônibus da avenida Sertório, em Porto Alegre, tem tráfego liberado

O projeto de 1.900 metros, entre a avenida Panamericana e a avenida Assis Brasil, inclui duas novas estações e faz ligação ao trecho de corredor já existente na Sertório

Foi liberada, nesta terça-feira (26), a ampliação do corredor de ônibus da avenida Sertório, na zona norte de Porto Alegre. O projeto de 1.900 metros, entre a avenida Panamericana e a avenida Assis Brasil, inclui duas novas estações e faz ligação ao trecho de corredor já existente na Sertório, a partir da avenida Farrapos.

A obra começou em 2020 e contou com ajustes na avenida para comportar o novo corredor de ônibus. Ao todo, cerca de 400 viagens de ônibus irão utilizar a faixa exclusiva.

Além de permitir a circulação expressa dos ônibus em via segregada, o projeto ainda inclui melhorias para a segurança viária em um trecho de mais de 7 quilômetros da Sertório, desde a avenida Farrapos até a avenida Gen. Raphael Zippin, no bairro Sarandi.

Entre as entregas com a conclusão da obra estão 19 cruzamentos tiveram sua sinalização revisada e qualificada, enquanto nove receberam alargamento. Foram implantadas 37 novas travessias de pedestres, 1.850 metros em trechos de ciclovia, além de melhorias na acessibilidade.

O objetivo é a redução da acidentalidade, que nos últimos cinco anos registrou 1.713 sinistros de trânsito, que resultaram em 13 vidas perdidas.

Para a melhor circulação, principalmente de veículos de carga, a rua Dona Alzira foi qualificada. O seu cruzamento com a avenida Assis Brasil foi reformulado, com a capacidade aumentada e passou a ser uma rota preferencial. A opção oferece ganho no tempo de deslocamento para quem trafega pela avenida Sertório no sentido Centro-bairro, em direção à região do Porto Seco ou Cachoeirinha e FreeWay.

Contrapartida

Os trabalhos foram executados pelo Grupo Big, como contrapartida pela construção do complexo comercial que envolve o Hipermercado Big, o Sam’s Club e o centro de distribuição do grupo.

O início da operação foi comprometido em razão de um furto nas estações, que exigiu a reposição da fiação elétrica, além de 36 luminárias e 72 lâmpadas de LED de 18 watts. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC vão monitorar a circulação para orientar a população e evitar transtornos.

Linhas que serão beneficiadas pelo novo corredor da Sertório:

  • 721 Nova Gleba – Santa Rosa/Sertório
  • 727 Agostinho/Sertório
  • 731 Parque dos Maias /Sertório
  • 761 Leopoldina/Sertório
  • 761.2 Leopoldina/Sertório
  • 762 Rubem Berta (Sertório)
  • R62 Rápida Rubem Berta