O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e sete ministros visitam, neste domingo (10), a região do Vale do Taquari. Eles devem ver de perto os prejuízos causados pelas chuvas e a enchente que atingiu a região. No roteiro, está a passagem pelos municípios de Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio. O presidente Lula está em viagem à Índia, onde participou da cúpula do G20 e recebeu, neste domingo (10), a presidência do grupo.
Participam da comitiva, além de Alckmin, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro da Defesa, José Múcio; a titular da Saúde, Nísia Trindade; o titular da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; das Cidades, Jader Filho; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; além de representantes de outros ministérios e órgãos federais; representantes estaduais; e representantes municipais.
Conforme dados da Defesa Civil Estadual, 43 pessoas morreram e outras 46 pessoas seguem consideradas desaparecidas. O número de municípios atingidos pelas tempestades chega a 88, com 3.130 resgatados, 3.798 desabrigados, 11.642 desalojados e 224 feridos.
Lula na Índia
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assumiu neste domingo (10) simbolicamente a presidência do G20 e apresentou as três prioridades da agenda do país na liderança do grupo. A troca de liderança aconteceu durante o encerramento da cúpula organizada em Nova Délhi, na Índia. O Brasil vai assumir a função somente em 1º de dezembro.
As três prioridades da presidência brasileira no G20, que foram mencionadas por Lula em seu discurso, serão a inclusão social e o combate à fome, a transição energética e o desenvolvimento sustentável em três vertentes (social, econômica e ambiental) e, por fim, a reforma das instituições de governança global.