TEMPESTADE SEVERA

Tornado deixa mais de 350 casas destelhadas e dois feridos no Paraná

Fenômeno ocorreu no bairro Guatupê no sábado (10). Defesa Civil enviou 2,6 mil telhas e duas pessoas tiveram ferimentos leves.

Crédito: Simepar / Governo do Paraná
Crédito: Simepar / Governo do Paraná
Corsan Aegea — campanha 300x280

Um tornado atingiu o município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no sábado. O fenômeno meteorológico foi classificado como de categoria F2 na escala Fujita, conforme avaliação do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o tornado atingiu cerca de 350 residências e impactou aproximadamente 1,2 mil pessoas no bairro Guatupê. Duas famílias ficaram desalojadas e foram para casas de parentes. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para unidades de saúde.

Ainda conforme a Defesa Civil, neste domingo (11) foram enviados 2,6 mil telhas para apoiar os moradores afetados. Além de destelhamentos, houve queda de árvores e problemas na rede de energia elétrica, com necessidade de atuação de diferentes órgãos no atendimento.

Classificação

O Simepar informou que a análise considerou dados de radar e vistoria em campo, incluindo o trajeto do fenômeno, danos em estruturas e vegetação e informações coletadas com moradores. A instituição também utilizou sobrevoo com drone para mapeamento da área atingida.

Em nota sobre a avaliação, meteorologistas explicaram que o trabalho em campo é usado para confirmar se os danos observados estão associados ao tornado e para definir a categoria dentro da escala Fujita, que vai até o nível 5.

Conforme a classificação divulgada, o fenômeno se enquadrou como F2, faixa associada a ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h. A análise foi encerrada no início da tarde deste domingo.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.