
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a ocorrência de um tornado de curta duração em Farroupilha, na Serra gaúcha. A tempestade ocorreu na tarde de terça-feira (23), conforme o órgão.
O caso é o segundo tornado confirmado no Rio Grande do Sul em dezembro. No dia 8, ocorreu uma tempestade deste tipo atingiu Flores da Cunha.
A confirmação veio após análise de imagens da área atingida e avaliação técnica realizada por profissionais do Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual. Conforme o órgão, o tornado atingiu a comunidade de Vila Rica, no interior do município.
Imagens aéreas registradas no local indicaram um padrão de danos característico do fenômeno, com destroços espalhados em diferentes direções.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a análise das imagens meteorológicas mostrou o avanço de uma tempestade sobre o ponto atingido. A avaliação técnica indica que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h, condição compatível com a formação de um tornado.
Alerta laranja enviado antes da ocorrência
A Defesa Civil informou que, às 12h58 de terça-feira (23), o Centro de Operações emitiu alerta laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.
Além disso, equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, estiveram no município para apoiar a gestão local no levantamento de danos e nas medidas de gerenciamento do desastre.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.

