Ciclone no RS

Temporal com granizo causa danos em cidades do Rio Grande do Sul

Ainda não há levantamento de quantos imóveis foram danificados pelo granizo no RS. Tempestades atingiram municípios da região central e dos Vales.

Danos em residências no município de Vera Cruz. Crédito: Tenente Jacques / Defesa Civil do RS

Células de tempestade, que estão associadas ao ciclone extratropical que está se formando próximo da costa do RS, causaram queda de granizo em municípios dos Vales do Rio Pardo e da região Central na madrugada desta quarta-feira (12). Ainda não há levantamento de quantos imóveis foram danificados pelas pedras de gelo, que atingiram vários municípios.

Tempestade com granizo atingiu Sobradinho na madrugada. Pedras de gelo tinham tamanho próximo a de um ovo.
Granizo atingiu Sobradinho na madrugada. Crédito: Gazeta Sobradinho / GAZ

Uma das cidades mais atingidas é Sobradinho, no Vale do Rio Pardo. Estimativa inicial da prefeitura do município é que 2.255 edificações – entre casas e prédios de uso comercial – tenham sido danificadas pela tempestade. Também há danos em localidades do interior. Ao todo, mais de 20 mil metros de lona já foram distribuídas para os moradores. A entrega ocorre no prédio sede do Executivo de Sobradinho. A administração municipal usou todo o estoque disponível e contou com apoio de lojistas para conseguir atender a demanda. Um decreto de situação de emergência deve ser publicado ainda hoje. As aulas foram suspensas.

Outro município bastante atingido foi Vera Cruz, também no Vale do Rio Pardo. Mais de 2.000 pessoas solicitaram e retiraram lonas para cobrirem suas casas, mas o número de residências atingidas na cidade ainda está sendo apurado. Danos foram registrados também em lavouras no interior do município. Em Passa Sete, a Defesa Civil municipal fazendo levantamento das casas atingidas na área urbana e iniciando verificação no interior do município também.

Em Santa Cruz do Sul, também houve danos em residências, mas em número menor. Ainda não há uma estimativa de quantos imóveis foram atingidos. Os municípios de Arroio do Tigre, Candelária e Ibarama reportaram danos em residências causadas pelo granizo, mas o levantamento está sendo realizado.

Derrubadas, na região Noroeste, reportou danos em 15 residências. Em Joia, na região Norte, ao menos 300 imóveis foram atingidas por granizo por volta das 2h35 da madrugada. No município de Dilermando de Aguiar, na região Central, também houve registro de queda de granizo. A prefeitura, no entanto, ainda contabiliza os prejuízos.