Rio Grande do Sul - Fortes tempestades com granizo e ventos atingiram pelo menos 16 municípios do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2), deixando um rastro de destruição. Residências, lavouras e vias foram danificadas, conforme relatório da Defesa Civil.
Em pelo menos duas cidades – Rio Grande e Viamão – as pedras de granizo tinham tamanho de bolas de tênis.
Municípios afetados
Região Sul do RS
No sul do Estado, ao menos quatro municípios registraram danos. Em Rio Grande, ao menos 40 casas tiveram danos. Em alguns bairros e distritos, as pedras tinham tamanho de uma bola de tênis. A Defesa Civil já entregou lonas para a cobertura emergencial.
Amaral Ferrador registrou danos em 24 residências, de acordo com a Defesa Civil. Já em Canguçu, lavouras de fumo sofreram perdas significativas.
Em São José do Norte, houve registro de danos em residências. Mas não há informações do tamanho dos estragos até o momento.
Região Metropolitana
Em Viamão, de acordo com a Prefeitura, cerca de 100 imóveis da localidade de Itapuã tiveram danos nos telhados após uma tempestade de granizo.
Costa Doce
Em Dom Feliciano, 25 casas foram destelhadas, afetando cerca de 100 pessoas, conforme a Defesa Civil. São Lourenço do Sul teve rajadas de vento e granizo de pequenas proporções, causando transtornos na cidade.
Região Noroeste e Norte
Derrubadas teve 14 residências destelhadas, além de árvores caídas e bloqueio temporário da RS-330 devido à queda de um poste. Em Panambi, a BR-285, entre Panambi e Pejuçara, ficou bloqueada por uma árvore, já removida pelos bombeiros.
Já em Paulo Bento, um vendaval deixou um pavilhão destelhado e vias bloqueadas por árvores e galhos.
Região dos Vales
Na região dos Vales, Montenegro, no Vale do Caí, registrou 20 residências destelhadas e mais de 30 quedas de árvores, de acordo com a Defesa Civil.
Taquara, no Vale do Paranhana, teve 4 residências parcialmente destelhadas, postes e cabos de energia caídos, deixando bairros sem energia.
Em Venâncio Aires, no Vale do Taquari, sete casas tiveram destelhamentos. Arvorezinha e Canudos do Vale tiveram diversas lavouras de fumo destruídas devido à queda de granizo.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta os moradores a evitar áreas de risco. Em caso de emergências, é possível acionar o telefone 199.