
O primeiro relatório da Defesa Civil estadual, ainda da noite de segunda-feira (8), aponta que dez municípios gaúchos tiveram algum tipo de dano em função dos temporais que atingem o Estado. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão, seguido da formação de um ciclone extratropical próximo à fronteira com a Argentina, trouxe tempestades com queda de granizo, chuva forte, raios e rajadas de vento em diversas áreas.
Veja o relatório por cidade
- Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores.
- Estrela: informou que o telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico.
- Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.
- Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local.
- Gentil: informou danos em telhados de quatro residências e árvores caídas. Defesa Civil do município está distribuindo lonas e máquinas fazem remoção de materiais.
- Lajeado: informou dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos.
- Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares.
- Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas.
- São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade.
- Teutônia: informou danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares.
A chuva seguiu durante a madrugada de terça-feira (9), então é possível que este relatório seja atualizado com mais informações. “A Defesa Civil segue acompanhando a situação e prestando auxílio aos municípios por meio de suas Coordenadorias Regionais e demais equipes”, disse o Órgão em comunicado.
Previsão para hoje (9)
Ainda nesta terça-feira (9), o ciclone extratropical se desloca pelo RS em direção à costa gaúcha. O fenômeno favorece chuva pontualmente intensa com raios em praticamente todo o Estado.
Os acumulados variam entre 40 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 120 mm/dia no Sul, Costa Doce, Centro e Litoral Norte. As rajadas de vento associadas às instabilidades variam entre 60 e 80 km/h, e há condições para queda de granizo isolado no Norte, Vales, Serra, e Nordeste.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.