Os próximos dias no Rio Grande do Sul serão de tempo firme, exceto em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 42/2024. A autoria é da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
Ainda nesta sexta-feira (18), um cavado em altos níveis se deslocará sobre o interior da Argentina em direção ao Paraguai. Assim, pode chover com intensidade entre fraca a moderada em partes das regiões Norte e Campos de Cima da Serra.
Nas demais regiões, o tempo deverá seguir estável com céu claro, presença de nuvens e temperaturas agradáveis no decorrer do dia. O quadro se deve ao deslocamento gradual do anticiclone sobre o estado.
Em seguida, no sábado (19), o cavado em altos níveis do dia anterior aumentará sua amplitude e atuará sobre o Sudeste do Brasil. Isso fará com que o anticiclone migratório em superfície fique estagnado entre o Rio Grande do Sul e o Oceano Atlântico. Dessa forma, o tempo deverá permanecer estável com céu claro, presença esporádica de nuvens e temperaturas agradáveis no transcurso do dia.
O fim de semana termina, no Domingo (20), com o anticiclone se mantendo sobre a mesma região do dia anterior. Assim, a configuração do tempo não deverá mudar em relação ao último dia, seguindo com estabilidade, céu claro e presença de nuvens. As temperaturas devem ser agradáveis durante todo o período do dia.
Início de semana
Na segunda-feira (21), a mesma configuração atmosférica do dia anterior deverá se repetir, apesar do modesto deslocamento do anticiclone migratório em direção ao Oceano Atlântico. Porém o tempo deverá seguir estável, céu entre nuvens e temperaturas em elevação na maioria das regiões.
Na terça-feira (22), um cavado em superfície se intensificará entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, dando condições para que ocorram mudanças no tempo. O dia será marcado pela volta da instabilidade com precipitação de intensidade fraca sobre parte da Região Central, Região dos Vales, Noroeste, Norte e Missões e temperaturas em elevação.
Na quarta-feira (23), por fim, o cavado em superfície do dia anterior estará associado a uma frente estacionária sobre o oceano, o que manterá o tempo instável, com condições para a ocorrência de precipitação, variando de intensidade fraca a moderada, ao longo da faixa entre a Fronteira Oeste e a Serra Gaúcha. Além disso, as temperaturas deverão ter um leve declínio no decorrer do dia.
Chuvas na próxima semana
O prognóstico para a próxima semana indica chuvas fracas, com possibilidade de se intensificarem para moderadas em pontos isolados nas regiões Sul, Oeste, Noroeste e Norte do estado. Os volumes previstos devem chegar a até 20 mm. No litoral e nas áreas centrais, não são esperadas precipitações durante o período.