Aos poucos o cenário vai ficar com cara de outono do Rio Grande do Sul, o friozinho e o tempo instável irão fazer parte dos gaúchos nos próximos dias.
Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi ( Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), nos próximos sete dias ocorrerão chuvas significativas e as temperaturas permanecerão amenas no território gaúcho.
Na sexta-feira (31), o deslocamento de uma frente fria provoca chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados (a chuva já chegou nas cidades localizadas na Fronteira Oeste).
No sábado (1) e domingo (2), o ingresso de uma massa de ar seco afastará a nebulosidade e vai provocar ligeiro declínio das temperaturas e apenas na Serra e no Norte do Estado ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas, de acordo com o boletim.
Na segunda-feira (3), a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme e a temperatura amena em todo o Rio Grande do Sul. Na terça (4) e quarta-feira (5), a propagação de uma área de baixa pressão provocará aumento da nebulosidade no Estado, com pancadas de chuva e possibilidade de temporais isolados.
Conforme a Seapi, os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria das regiões do Estado e apenas na Região Sul os valores serão inferiores a 20 mm.
A Seapi também ressaltou que na Fronteira Oeste, Missões e Vale do Uruguai os volumes totais de chuva esperados são mais elevados e deverão oscilar entre 35 e 50 mm.
“E poderão alcançar 80 mm em algumas localidades do Noroeste gaúcho”, disse.