BOLETIM METEOROLÓGICO

Tempo: Próximos dias serão marcados por chuva intensa no RS

O boletim meteorológico aponta o tempo bastante instável em grande parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Imagem da cidade de Carlos Barbosa. Foto: Rosana Klafke/Agora RS

Chuva e umidade irão marcar o próximos dias no Rio Grande do Sul. Segundo o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), a próxima semana será marcada por chuva intensa em grande parte do Estado.

Nesta sexta-feira (7), as áreas de instabilidade ganharam força sobre o Rio Grande do Sul com a chegada da frente fria. As áreas de instabilidade estão provocando chuva forte em diversas áreas do território gaúcho. Em Santa Cruz do Sul (no Vale do Rio Pardo), por exemplo, a chuva intensa começou durante a madruga e continua ao longo do dia.

Segundo o boletim da Seapi, entre sexta-feira (7) e sábado (8), o deslocamento da frente fria e a formação de um ciclone extratropical deverão provocar chuva na maior parte do Estado, com fortes rajadas de vento, chuva intensa e altos volumes acumulados, principalmente em cidades localizadas no Litoral Norte, na Serra e na Região Metropolitana, onde há risco de alagamentos e deslizamentos.

No domingo (9), haverá uma pausa na chuva em grande parte do território gaúcho. De acordo com o boletim, ainda poderão ocorrer chuvas fracas e isoladas no setor Nordeste e o ingresso de ar seco manterá o tempo firme nas demais regiões do Rio Grande do Sul.

Depois da pequena pausa, a chuva intensa retorna em diversas áreas do Rio Grande do Sul. Entre segunda (10) e quarta-feira (11), o deslocamento de uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical provocarão chuva intensa, com possibilidade de tempestades e altos volumes de chuva em toda Metade Leste do Rio Grande do Sul.

Conforme, a Seapi, os totais de volume de chuva esperados deverão oscilar entre 25 e 50 mm no Planalto, Vale do Uruguai e Missões.

No restante do Estado, estão previstos volumes de chuva elevados e que deverão oscilar entre 70 e 120 mm na maioria das localidades, podendo alcançar até 150 mm em alguns municípios da Região Central, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte.

As atualizações sobre a formação do novo ciclone extratropical ocorrerão durante as previsões do tempo ou com os alertas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).