BOLETIM METEOROLÓGICO

Tempo: Próximos dias serão marcados por chuva e frio ganha força no RS

Áreas de instabilidades vão ficar, novemante, “estacionadas” sobre o RS e devem provocar ainda mais chuva no território gaúcho.

Nuvens carregadas de chuva em uma plantação de soja. O céu está escuro, com sinais de tempestade
Crédito: Fernando Dias/Seapi

O tempo volta a ficar bastante instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias. A previsão aponta que o frio irá ganhar mais força.

Com o bloqueio atmosférico, provocado pela massa de ar quente que atinge a Região Central do Brasil, as áreas de instabilidades (nuvens carregadas) ficam “estacionadas” sobre o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (10).

Assim, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre a sexta e a segunda-feira (13), há previsão de chuva para todas as regiões do Estado. As chuvas serão mais intensas na Região Central, Litoral, Serra e incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, onde se encontram algumas bacias de captação do rio Guaíba.

“Mas os maiores volumes vão cair na Serra gaúcha, onde nascem os rios que depois vão para os Vales (Jacuí, Taquari) e parte desta água vai para o Guaíba”, ressaltou a Climatempo.

Ainda na segunda, a previsão do Inmet indica a passagem de uma nova frente fria mais intensa sobre a Região Sul do Brasil, incluindo a possível formação de um ciclone extratropical nas proximidades da costa, o que pode causar ventos do Rio Grande do Sul, com mais força no Litoral e Região Metropolitana.

Uma massa de ar frio e seco irá causar queda nas temperaturas na próxima semana. O frio fica mais intenso a partir de segunda. Com a atuação da massa de ar seco e frio, o tempo firme volta a predominar na terça-feira (14). O dia começa gelado no Estado.

Segundo a previsão, na quarta-feira (15) a massa de ar frio e seco segue predominando no Rio Grande do Sul. O dia começa gelado no território gaúcho.