O mês de agosto será marcado pelo retorno das baixas temperaturas ao Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, três ondas de frio irão passar pelo Estado.
Em comparação a julho, a previsão aponta que os dias serão mais gelados no Rio Grande do Sul em agosto. A primeira onda de frio ocorrerá na primeira semana e duas na segunda quinzena do mês.
De acordo com a Climatempo, a tendência é de que sejam ondas de frio intenso, com risco de geada. Regiões como Alto Uruguai, Fronteira Oeste, Vale do Taquari e Vale do Rio dos Sinos devem ter temperatura abaixo da média para esta época do ano.
A previsão também aponta bloqueios atmosféricos no Rio Grande do Sul em agosto. A variação de temperatura pode oferecer maior risco de tempestades no Estado.
A chuva vai continuar irregular no território gaúcho durante o mês de agosto. Segundo a Climatempo, as chuvas ficam mais regulares na Região Central, Região Metropolitana, na Serra e na Região Norte.
Em algumas regiões, há possibilidade de chuva volumosa com os avanços de frentes frias no Estado. Áreas como Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Região sul devem ter menos chuva em agosto.