A Defesa Civil estadual divulgou, na noite de ontem (27), o relatório referente às tempestades que atingiram o RS no sábado. Ao todo, seis municípios comunicaram algum tipo de dano.
Em Encruzilhada do Sul, aproximadamente 50 casas tiveram destelhamento ou destelhamento parcial. Além disso, a chuva deixou diversos postes de energia e árvores caídos.
No município de São Sebastião do Caí, houve destelhamento parcial de 11 casas, no bairro Lot. Pop. Também Eldorado do Sul reportou queda de uma árvore sobre a rede elétrica no bairro Irga e destelhamento de dez casas no bairro Delta do Jacuí.
Em Cachoeirinha, houve queda de uma árvore sobre a via pública interrompendo a circulação na Rua Tijuca, Parque da Matriz. Além disso, em Pelotas houve quedas de árvores de pequeno porte em via publica. Por fim, Glorinha informou falta de energia elétrica em dois bairros do interior.
Acumulados e rajadas de vento
A chuva deste sábado, ainda que tenha ocorrido em forma de intensos temporais, não teve os mesmos acumulados de eventos climáticos anteriores. O maior volume, no período de 12 horas, ocorreu em Sant’ana do Livramento, onde choveu 59.8 mm. Acumulados semelhantes ocorreram em Anta Gorda, Caxias do Sul, Maçambará, Canguçu e Uruguaiana.
Quanto às ventanias, o maior registro ocorreu em Santo Antônio das Missões, onde as rajadas chegaram a 85,3 km/h. Em seguida, houve ventos foram também em Porto Alegre (74,1 km/h), Santa Vitória do Palmar (68,8 km/h), Palmares do Sul (67,3km/h), Santa Maria (64,8 km/h) e Mostardas (62,8 km/h).
Alertas para hoje
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem alertas amarelos, de baixa intensidade, distribuídos por quase todo estado, com exceção de áreas mais ao Sul. A vigência dos avisos vai até a manhã de segunda-feira (29).
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, disse o Inmet.
Instruções
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- boletim
- danos
- Defesa Civil
- destelhamento
- falta de luz
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia
- relatório
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
