BOLETIM

Temperaturas amenas e pouca chuva marcam próximos dias no RS

Previsão está no boletim de autoria da Seapi, em parceria com Irga e Emater/RS-Ascar

Imagem de Porto Alegre. Foto: Victor Freitas/Agora RS
Imagem de Porto Alegre. Foto: Victor Freitas/Agora RS

A previsão para os próximos dias indica nebulosidade e temperatura amenas para o Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 29/2024, da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

Nesta sexta-feira (19), há a formação de um cavado em altos níveis, juntamente com a aproximação de uma frente fria em superfície. Esta frente vai se deslocar em direção ao oceano, aumentando a nebulosidade. O fenômeno poderá abrir espaço para chuvas isoladas na faixa compreendida entre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste no final da tarde. As temperaturas seguirão em elevação gradual ao longo do dia.

Em seguida, no sábado (20), a amplificação do cavado em altos níveis seguida pelo desenvolvimento de um vórtice ciclônico a oeste da Cordilheira dos Andes manterá o mesmo padrão de tempo do dia anterior. Assim, haverá temperaturas em elevação em todo o Estado e novamente presença de nebulosidade. Principalmente nas regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e parte da Região Metropolitana.

Por fim, no domingo (21), a configuração atmosférica em altos níveis persistirá, mantendo a nebulosidade sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Em superfície, haverá o deslocamento do anticiclone migratório pós-frontal, ao se afastar Rio Grande do Sul em direção ao oceano, juntamente com a atuação dos Jatos de Baixos Níveis. O fenômeno promoverá a elevação das temperaturas e umidade até o final do dia.

Início da próxima semana

A tendência para o início da semana é de precipitação no Sul e aumento de temperaturas. Na segunda-feira (22), haverá um enfraquecimento do cavado em altos níveis seguido por escoamento divergente. Em baixos níveis, o Jato de Baixos Níveis voltará a atuar sobre o Estado, trazendo ar quente e úmido da Amazônia, o que pode levar ao aumento das temperaturas.

Na terça-feira (23) este padrão atmosférico deve se repetir. Na quarta-feira (24), a conjunção de fatores em baixos, médios e altos níveis atmosféricos contribuirão para formação de instabilidades no Sul do estado, possibilitando chuvas de intensidade fraca na região.

Assim, de modo geral, os prognósticos não indicam chuvas para o estado para os próximos sete dias, com exceção de áreas isoladas no Sul.