Sete municípios gaúchos reportaram danos e ocorrências causadas pela chuva intensa nas últimas horas, de acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil Estadual. As informações são das 8h10 da manhã.
As cidades afetadas estão localizadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, com relatos de alagamentos em área urbana, destelhamentos de residências e até movimentação de massa em área habitada.
Famílias retiradas no Litoral
A ocorrência mais recente ocorreu em Palmares do Sul. Uma família precisou sair de casa na rua Manoel Borga Gato, no balneário de Quintão, na madrugada desta quinta-feira (10). A situação seguem em atendimento.
Em Cidreira, uma família saiu de casa na alagamento na Rua Begônia, no bairro Costa do Sol, e está alojada em uma residência próxima. Conforme a Defesa Civil, em Balneário Pinhal, três ocorrências semelhantes resultaram na retirada de duas idosas, uma das quais foi levada ao Pronto Atendimento 24h após passar mal. Também houve o resgate de uma mulher e um cachorro em uma residência alagada.
Alagamentos e risco estrutural no Chuí
No Extremo Sul do Estado, o Chuí registrou diversos alagamentos em vias públicas ainda na terça-feira (8). A Secretaria de Obras atuou na desobstrução de bueiros para minimizar os impactos.
Também houve identificação de um poste de alta tensão avariado, com risco de queda. A Coordenadoria Municipal informou que o Arroio Chuí subiu cerca de um metro entre a terça-feira e a quarta.
Ventania causa destelhamentos em Rio Grande e Santa Vitória
Na região Sul, Rio Grande reportou destelhamentos em residências e queda de galhos de árvores devido aos fortes ventos. Já em Santa Vitória do Palmar, no entanto, duas casas tiveram danos. Uma ficou parcialmente destelhada e outra alagada por entupimento da rede de esgoto.
Encantado monitora área com risco de deslizamento
No Vale do Taquari, o município de Encantado reportou danos materiais. Conforme a Defesa Civil, moradores receberam orientação para deixar as residências na noite de terça-feira (8), até que técnicos da Prefeitura e Corpo de Bombeiros avaliem os riscos.
Houve ainda movimentação de massa em uma área habitada. Durante a madrugada de quarta-feira (9), os bombeiros resgataram animais domésticos. Mas, até o momento, não há registro de feridos e nem de danos materiais.