Agora no Tempo

Setembro começa com alerta para temporais no RS

Após um período de tempo estável, as condições meteorológicas devem mudar ao longo do dia no RS.

O mês de setembro começou com alerta para temporais no Rio Grande do Sul. Após um período de tempo estável – que garantiu tempo firme em todas as regiões gaúchas desde o fim de semana passado –, as condições meteorológicas devem mudar ao longo do dia em todo o Estado.

Ainda para esta sexta-feira (1º) o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para tempestades em diferentes locais do RS. O primeiro deles laranja, com volume de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, válido até a manhã de sábado (2) (Confira as áreas abrangidas no mapa abaixo).

Imagem: Inmet/Divulgação

O outro alerta é amarelo, de menor intensidade. O volume previsto deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo, e é válido também até a manhã de sábado (Confira o mapa abaixo).

Imagem: Inmet/Divulgação

Para o sábado (2), o alerta do Inmet  dá conta da ocorrência de tempestade em parte do RS a partir das 10h. O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. As áreas abrangidas pelo aviso são a Serra, o Noroeste, a Região Metropolitana, o Litoral Norte e a Região Central (Confira o mapa abaixo).

Imagem: Inmet/Divulgação

Depois, para o domingo (3) até o fim da tarde de segunda-feira (4) as tempestades se espalham para todo o RS. Segundo a Defesa Civil do Estado, o quadro se deve a formação de um ciclone próximo ao litoral gaúcho.

Como fica o tempo no RS

Conforme a previsão do tempo, uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo da Amazônia favorece o avanço das nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul. Elas irão provocar chuvas moderadas a fortes em praticamente todo o Estado. Há risco de temporais isolados acompanhados de eventual queda de granizo e rajadas de vento, especialmente na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Noroeste.

Nos próximos dias, as instabilidades vão seguir atuando no Rio Grande do Sul, deixando o tempo instável, com chuva e risco para novas tempestades.