VALE DOS SINOS

São Leopoldo tem 180 mil desalojados em função das enchentes, diz prefeito

O município está sem serviços básicos como luz, água e internet, e também sem acesso a cidades vizinhas, o que deve comprometer a aquisição de comida

Foto: Digue Cardoso / Prefeitura de São Leopoldo
Foto: Digue Cardoso / Prefeitura de São Leopoldo

Em entrevista à Radio Gaúcha, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, disse que a cidade tem 180 mil pessoas desalojadas em virtude das enchentes do RS. O município do Vale dos Sinos tem 220 mil habitantes.

É provável que a Defesa Civil ainda não tenha levado em conta esses números. Isso porque, segundo último boletim do órgão, o número de desalojados em todo Estado estava em 121 mil pessoas.

Segundo Vanazzi, a água tomou mais da metade da cidade, que junto ao Rio dos Sinos. O município está sem serviços básicos como luz, água e internet, e também sem acesso a cidades vizinhas, o que deve comprometer a aquisição de comida.

Há também 12 mil pessoas em albergues. As autoridades locais estão buscando água e combustível em cidades vizinhas para abastecer esses abrigos.

A prefeitura solicita doações como comida, água, colchões e roupas, principalmente para as crianças. Recebem doações o drive-thru na Unisinos e as escolas da zona sudeste e sul da cidade. Também um posto foi aberto para reabastecer os carros da saúde, ambulâncias e viaturas.

O Rio dos Sinos tem oscilado na casa dos 9 metros e, ainda que estejam acessíveis as réguas de medição, ao que tudo indica, o rio apresenta sinal de estabilização.

Por fim, a Smed (Secretaria Municipal de Educação) informa que as aulas estão suspensas por tempo indeterminado.