SC SOB ALERTA

Santa Catarina está sob alerta vermelho de tempestades do Inmet

Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa em todo seu território. Instabilidades já causaram alagamentos, enxurradas e inundações

Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. Foto: Coredec/Joinville
Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. Foto: Coredec/Joinville

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) está com uma série de alertas para fortes chuvas no Estado de Santa Catarina. O estado vizinho do RS enfrenta episódios de chuva intensa em quase todo seu território neste sábado (7). As instabilidades  já causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões do estado.

Conforme o Inmet, praticamente todo o estado de SC terá chuva até às 12h de amanhã (8). Mas a faixa norte permanecerá em alerta vermelho, o mais intenso na classificação do Instituto, até o fim do dia (confira no mapa abaixo).

Em vermelho, área de abrangência do alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O alerta prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Assim, é grande o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Santa Catarina enfrenta chuva intensa

Conforme a Defesa Civil de SC, nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas. Mas não há registro de vítimas.

Além disso, o município de Joinville também registrou enxurrada , muitos bairros ficaram alagados. Outros municípios, como  Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais.

Chuva até segunda-feira

A instabilidade meteorológica  é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, (9). Há riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas.

De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. O quadro representa um risco alto para deslizamentos e inundações.

Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.