Carregando anúncio…
Corsan Aegea — campanha 300x280

SC SOB ALERTA

Santa Catarina está sob alerta vermelho de tempestades do Inmet

Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa em todo seu território. Instabilidades já causaram alagamentos, enxurradas e inundações

Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. Foto: Coredec/Joinville
Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora não haja registro de vítimas. Foto: Coredec/Joinville

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) está com uma série de alertas para fortes chuvas no Estado de Santa Catarina. O estado vizinho do RS enfrenta episódios de chuva intensa em quase todo seu território neste sábado (7). As instabilidades  já causaram alagamentos, enxurradas e inundações em várias regiões do estado.

Conforme o Inmet, praticamente todo o estado de SC terá chuva até às 12h de amanhã (8). Mas a faixa norte permanecerá em alerta vermelho, o mais intenso na classificação do Instituto, até o fim do dia (confira no mapa abaixo).

Em vermelho, área de abrangência do alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O alerta prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Assim, é grande o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Santa Catarina enfrenta chuva intensa

Conforme a Defesa Civil de SC, nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas. Mas não há registro de vítimas.

Além disso, o município de Joinville também registrou enxurrada , muitos bairros ficaram alagados. Outros municípios, como  Xanxerê e Dionísio Cerqueira, também enfrentaram alagamentos pontuais.

Chuva até segunda-feira

A instabilidade meteorológica  é provocada por uma frente fria semi-estacionária, que mantém a previsão de chuvas intensas até segunda-feira, (9). Há riscos elevados para deslizamentos e alagamentos em diversas áreas.

De acordo com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil estadual, os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. O quadro representa um risco alto para deslizamentos e inundações.

Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.