TEMPO INSTÁVEL

RS tem novo alerta amarelo para o risco de tempestade

Aviso aponta chuva intensa, rajadas de vento e risco de granizo em várias regiões.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas que colocam o Rio Grande do Sul em risco para temporais e vendavais nesta quinta-feira (11). Os avisos apontam chuva forte, vento intenso e possibilidade de granizo, o que pode gerar transtornos imediatos como queda de galhos, interrupções pontuais de energia e alagamentos.

O primeiro aviso, de vendaval, classificado como perigo potencial, vale até às 16h desta quinta-feira. Ele indica vento variando entre 40 km/h e 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos. A área de alcance inclui Costa Doce, região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Serra gaúcha, Litoral Médio e Litoral Norte.

Alerta de tempestade a partir da noite

O segundo alerta, de tempestade, está classificado como perigo potencial. Ele começa às 22h de hoje (11) e segue até 23h59 de amanhã. O INMET aponta volumes de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. As rajadas variam de 40 km/h a 60 km/h, com risco de queda de granizo. Há baixo risco de danos em plantações, alagamentos e interrupções de energia.

O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite ficar sob árvores e não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. As áreas afetadas abrangem todas as regiões do Estado.

Como medida de segurança, o INMET reforça que dúvidas e ocorrências podem ser direcionadas à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193). A recomendação é acompanhar atualizações e evitar exposição desnecessária durante períodos de instabilidade.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.