O Rio Grande do Sul deve ter tempo instável nos próximos dias, conforme previsão da Sala de Situação. O órgão é vinculado à SEMA (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura). Novamente, haverá risco para temporais e chuvas intensas no Estado.
Conforme a Sala de Situação, as nuvens devem aumentar entre a tarde e noite desta quarta-feira (8). E a chuva pode voltar na maioria das regiões em forma de pancadas. No Oeste e no Noroeste, a chuva pode vir com trovoadas. Ao sul há sol, com nebulosidade variável. As temperaturas não sobem muito ao longo do dia.
Na quinta-feira, o sol ainda pode aparecer em algumas regiões pela manhã. Mas, aos poucos, as nuvens vão crescendo, alimentadas pelos ventos quentes e úmidos vindos do Norte do país. Entre a tarde e a noite há previsão de chuva com trovoadas em todo o Estado, conforme a SEMA. Os volumes são mais expressivos na metade Norte e Oeste. As rajadas de vento também ganham intensidade especialmente na faixa Leste gaúcha.
Já na sexta-feira, a chuva ganha força pela atuação de uma nova frente fria. O sistema se junta às instabilidades, aumentando o risco de chuvas fortes e temporais em todo o Estado. Os volumes de chuva podem ser bem expressivos e a chuva vem com descargas elétricas e vento em forma de rajadas.
No sábado, as instabilidades dão uma trégua em parte do RS. Ainda haverá chuva no norte e parte do Leste do Estado. Mas, na Metade Sul, uma nova massa de ar seco e frio deve empurrar as instabilidades. No domingo (12) deve haver sol e sensação de frio em todo o Rio Grande do Sul.