68 MUNICÍPIOS ATINGIDOS

RS tem 2,6 mil moradores fora de casa por causa das chuvas

Estado contabiliza 1.197 pessoas em abrigos e mais de 1.400 desalojados; estradas, casas e redes de água foram afetadas

No total, 68 municípios registraram danos e há a confirmação de dois óbitos e um desaparecimento. Foto: Divulgação /  Defesa Civil
No total, 68 municípios registraram danos e há a confirmação de dois óbitos e um desaparecimento. Foto: Divulgação / Defesa Civil

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram novos danos em 68 municípios, conforme relatório atualizado da Defesa Civil Estadual. Até a noite desta quarta-feira (18), há confirmação de dois óbitos e uma pessoa continua desaparecida. Ao todo, 1.197 pessoas estão em abrigos e outras 1.448 foram desalojadas.

Entre os óbitos registrados, estão o de uma mulher de 54 anos em Candelária, levada pela correnteza junto ao companheiro, que segue desaparecido, e o de um jovem de 22 anos em Nova Petrópolis, após a queda de uma ponte.

Além das perdas humanas, há diversos bloqueios em rodovias e estradas vicinais, pontes danificadas ou levadas pela força da água, deslizamentos de terra, alagamentos em zonas urbanas e áreas rurais, além de danos estruturais em casas, escolas, prédios públicos e redes de abastecimento.

Municípios com danos registrados

  • Jaguari: 600 desalojados e 600 desabrigados, com casas e ruas alagadas.
  • Encruzilhada do Sul: 30 desalojados e 15 residências inundadas após transbordamento de córrego.
  • Santa Maria: 34 casas danificadas, 36 alagamentos, um colapso estrutural, 9 desabrigados e 178 afetados.
  • Cachoeira do Sul: 13 desabrigados e 7 desalojados, com novas remoções de famílias do bairro Cristo Rei.
  • Nova Petrópolis: além da morte confirmada, houve movimentação de massa e danos em residência na localidade de São José do Caí.

Pontes, acessos e estradas com problemas

  • Campos Borges: seis trechos interditados, incluindo pontes e estradas rurais.
  • Cotiporã: deslizamento de barreira entre Cotiporã e Dois Lajeados.
  • Marques de Souza: interdição da ponte entre Marques de Souza e Travesseiros.
  • Vale do Sol: interdição da Ponte de Linha Bernardino e desvio em trecho da Rodovia 471.
  • Novo Cabrais: RSC-287 chegou a ser bloqueada, mas foi liberada.
  • Paraíso do Sul: bloqueio total da RSC-287.

Outros municípios relatam danos em bueiros, redes de água, telhados e escolas. Em cidades como Alegrete, Dona Francisca, Cerro Branco, Chuvisca, Espumoso e Agudo, os impactos incluem interrupção de vias, deslizamentos, extravasamento de rios e queda de barreiras.

O Governo do Estado afirma que segue mobilizado com o apoio das CREPDECs (Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil). Equipes locais estão prontas para atendimento às ocorrências, remoção de famílias e entrega de materiais como lonas, cordas e mantimentos.