
O governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (22) a compra de mais três radares e prestação de serviço de monitoramento meteorológico e geológico no RS. O objetivo é qualificar a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico. A homologação da licitação ocorreu no dia 2 de janeiro, pelo valor de R$ 177,7 milhões.
“Os radares se somam ao radar já instalado na Região Metropolitana, dando cobertura total para a previsão precisa de eventos climáticos extremos, permitindo dar alertas ainda mais precisos à nossa população. É algo que vai ser muito importante na nossa estratégia de Defesa Civil, de resiliência, trazendo enormes benefícios em termos de proteção para a população gaúcha”, disse o governador Eduardo Leite.
Os equipamentos devem operar na frequência específica de radares Banda S. De acordo com o governo, o recurso permite a capacidade de penetrar na precipitação e fornecer resolução espacial adequada.
Cobertura
Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros (km), a instalação dos equipamentos deve ocorrer entre este ano e o ano que vem. O primeiro, na região Sul, será instalado no meio deste ano; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, tem instalação prevista para o fim do ano; e o terceiro será instalado na região Norte do Estado em 2027. Em conjunto com o radar já instalado em Porto Alegre, permitirão a cobertura de todo o território gaúcho.
Previsões meteorológicas
Conforme o governo do Estado, a implantação dos radares irá estabelecer um sistema avançado de previsão meteorológica de curto e curtíssimo prazos (nowcasting). Será possível também formar uma rede de radares, com interligação entre eles. Os recursos devem proporcionar uma visão abrangente das condições meteorológicas com maior amplitude em uma região.
Desde setembro de 2024, Porto Alegre conta com o serviço de radar meteorológico instalado no Morro da Polícia. O radar, importado da República Tcheca, também traz informações em nowcasting, que melhoram a previsibilidade de eventos climáticos, como ventos e chuvas intensas. O equipamento cobre 150 quilômetros do território e opera em Banda C.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.