O Rio Grande do Sul terá uma sequência de dias marcados por chuvas de fraca a moderada intensidade, com possibilidade de tempestades isoladas em diversas regiões. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 milímetros em algumas regiões, conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar.
De acordo com o boletim meteorológico, nesta sexta-feira (23), a estabilidade predomina em todas as regiões. Seguem as características típicas de amplitude térmica: madrugada que teve frio frias e temperaturas mais elevadas ao longo do dia.
Chuvas a partir de sábado (23)
A mudança no tempo ocorrerá entre sexta e sábado (24), quando uma área de baixa pressão avançará do Oceano Atlântico Sul para o território gaúcho, provocando chuvas generalizadas. A previsão indica possibilidade de tempestades isoladas inicialmente nas Missões e na Fronteira Oeste, avançando posteriormente para as regiões da Campanha, Central e Sul.
Essa condição instável persistirá até o domingo (25), com novas tempestades isoladas, principalmente em pontos do Leste. Já na segunda-feira (26), outra área de baixa pressão deve se desenvolver no Noroeste do Estado. O sistema vai favorecer instabilidades com potencial de tempestades em todas as regiões.
Na terça-feira (27), o sistema atuará principalmente sobre o Norte, mas uma nova baixa pressão oriunda da Argentina deve atravessar o RS, provocando mais chuvas generalizadas e ventos intensos, especialmente no Litoral. A instabilidade se encerrará gradualmente até o início da quarta-feira (28), quando as condições de estabilidade serão restabelecidas.
Acumulados de chuva elevados
O acumulado de chuva previsto para os próximos sete dias é elevado em várias partes do Estado. As precipitações devem ocorrer de forma generalizada, com destaque para a Fronteira Oeste, Missões, Centro, Centro-Norte, Campanha e Região Metropolitana, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm, chegando a mais de 100 mm em pontos específicos.
Já para o Litoral, partes da Serra, Alto Uruguai, Costa Doce e Extremo Sul, os acumulados devem variar entre 10 mm e 50 mm. A população deve acompanhar os alertas oficiais e a adotar medidas preventivas, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- alerta de tempestade
- área de baixa pressão
- boletim meteorológico
- Emater/RS-Ascar
- sistema de baixa pressão