O Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por tempestades nos últimos dias. Os acumulados são altos, os institutos preveem algo acima dos 100mm durante a passagem da chuva, mas o volume não deve ficar próximo do registrado no início do mês.
Esse novo ciclo de chuvas irá se estender pelo menos até amanhã (24). É o que prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Após uma sequência de alertas nos últimos dias, o Instituto publicou mais um, com validade a partir das 18h de hoje (23).
O alerta é laranja, de média intensidade. O volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e possível queda de granizo. As chuvas devem durar até a manhã de sexta (24).
Além do Rio Grande do Sul, o alerta é válido para Santa Catarina e Paraná. No RS, o aviso abrange Porto Alegre e Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte, Norte e partes dos Vales e do Noroeste. (Confira no mapa abaixo).
Tendo em vista a situação do Estado, o aviso alerta para risco de danos a regiões atingidas. Além disso, reforça que moradores destas áreas sigam orientações das autoridades. Por fim, de sua parte, o Inmet faz as seguintes recomendações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Agora no Tempo
- Costa Doce
- Cotidiano
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Paranhana
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- INMET - Instituto Nacional de Meteorologia