Boletim meteorológico

Rio Grande do Sul deve ter mais chuva nos próximos dias, aponta boletim

A análise aponta que os próximos sete dias podem ter volumes expressivos de precipitação em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul deve continuar a ter episódios de chuva nesta primeira semana de março, indica o Boletim Integrado Agrometeorológico. A projeção semanal é divulgada pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

A última semana apresentou chuva expressiva em diversas regiões do RS. Entre a quinta-feira (23) e o sábado (25), a propagação de uma frente fria provocou chuva em todo o Estado, com registro de temporais isolados. No domingo (26), ainda ocorreram pancadas de chuva nas faixas Norte e Nordeste.

No restante do Estado, o ingresso de uma massa de ar seco manteve o tempo firme e as temperaturas amenas. Na segunda (27) e na terça-feira (28), o tempo seco e quente predominou na maioria das áreas, porém o forte aquecimento provocou pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, em algumas localidades.

Na quarta-feira (01/03), a atuação da massa de ar quente manteve as temperaturas elevadas em todo o Estado. Os volumes de chuva observados oscilaram entre 10 e 30 mm na maioria das localidades do Estado. Em parte das regiões Noroeste, Norte e Serra, os totais variaram entre 35 e 50 mm, e superaram 60 mm em alguns municípios.

Os valores acumulados mais elevados registrados na rede de estações SIMAGRO/INMET ocorreram em Palmeira das Missões e Porto Vera Cruz (57 mm), Venâncio Aires (59 mm), Getúlio Vargas (61 mm), Vacaria (62 mm), Cerro Largo (71 mm) e Encruzilhada do Sul (75 mm). A temperatura máxima do período foi observada em Uruguaiana (37,7 °C), no dia 26/2, e a mínima ocorreu em Vacaria (9,0 °C), no dia 27/2.

Como ficam os próximos dias no RS

A análise aponta que os próximos sete dias podem ter volumes expressivos de precipitação em diversas regiões do Estado. Os valores de chuva previstos deverão oscilar entre 20 e 45 mm na maior parte dos municípios gaúchos.

Na Fronteira Oeste, Missões, Vale do Uruguai, Planalto, Campos de Cima da Serra, Serra do Nordeste e no Litoral Norte, são esperados volumes entre 50 e 65 mm na maioria das localidades.

Até sábado (4), a atuação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria deverá provocar grande variação de nuvens e chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Há alerta para tempestades neste sábado em todo o RS.

No domingo (5), ainda ocorrerão pancadas de chuva nas faixas Norte e Nordeste. No restante do Estado, o ingresso de uma massa de ar seco manterá o tempo firme e as temperaturas amenas.

Na segunda (6) e na terça-feira (7), o tempo seco vai seguir predominando na maioria das regiões, mas ainda persistirá a condição de pancadas isoladas de chuva nas faixas leste e Nordeste.

Na quarta-feira (8), o tempo firme e quente vai predominar em todo o Estado.