O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na tarde desta quarta-feira (29), uma nova atualização da previsão do tempo e reforçou o alerta para ocorrência de temporais. Conforme o instituto, há risco de temporais e queda de granizo devido ao predomínio do ar quente e úmido em partes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
No início da tarde desta quarta-feira (29), as cidades de Veranópolis e Fagundes Varela, na Serra gaúcha, tiveram registro de queda de granizo. No entanto, não há registro de danos em residências e plantações até o momento.
Durante a quinta-feira (30) uma nova frente fria passa ao sul do Rio Grande do Sul em direção ao oceano, porém o tempo ainda fica abafado.
Na sexta-feira (31) a instabilidade é reforçada pela formação de um ciclone extratropical associado à passagem de uma frente fria mais organizada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Chuvas volumosas com acumulados mais expressivos entre 80 e 100 milímetros devem ocorrer entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Devido ao aumento da nebulosidade e às chuvas, as temperaturas devem começar a cair a partir da tarde.
Previsão para o fim de semana
No final de semana, uma massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e as temperaturas ficam mais amenas durante as madrugadas, até mesmo com chance de geada fraca nos altos das serras gaúcha e catarinense, principalmente na madrugada e manhã de domingo (2).
A previsão indica temperaturas mínimas no sábado (1º de abril), entre 5°C e 10°C, nas áreas mais frias do sudoeste gaúcho e áreas de serra, enquanto no domingo as mínimas ficam entre 2°C e 5°C nas regiões serranas.