APÓS CALIBRAGEM

Radar meteorológico de Porto Alegre deve começar a operar já em agosto

O processo de instalação começou na manhã do dia 6 de agosto. Agora, o radar passará por um processo de calibragem

Novo Radar Meteorológico do Rio Grande do Sul faz parte de uma estratégia para aprimorar a previsão e a análise das condições meteorológicas na região - Foto: Divulgação
Novo Radar Meteorológico do Rio Grande do Sul faz parte de uma estratégia para aprimorar a previsão e a análise das condições meteorológicas na região - Foto: Divulgação

A Climatempo, empresa de consultoria meteorológica, concluiu a instalação do novo radar meteorológico no Morro da Polícia, em Porto Alegre. A operação, realizada em conjunto com o Governo do Estado, faz parte de uma estratégia para aprimorar a previsão e a análise das condições meteorológicas na região.

Com a instalação, a Climatempo espera que o radar esteja operacional ainda no mês de agosto. Assim, a tecnologia oferecerá previsões e alertas mais precisos, espera a empresa.

O processo de instalação começou na manhã do dia 6 de agosto. “Recebemos os contêineres que serviram de base para a instalação e realizamos todos os procedimentos necessários. Como a preparação do terreno, para que a montagem fosse concluída dentro do cronograma previsto”, afirmou Marcos Massari, vice-presidente de Negócios da Climatempo.

Com a primeira fase da instalação finalizada, o radar passará por um período de calibragem, no qual serão coletados e analisados os primeiros dados da área monitorada. A Climatempo tem este processo como essencial para garantir a precisão e a confiabilidade das informações meteorológicas. Ele permitirá ajustes necessários antes do equipamento entrar em operação plena.