Agora no Tempo

Sobe para 14 número de municípios afetados pela chuva e granizo no Rio Grande do Sul

A pior situação é em Ijuí, na região Norte, onde 600 casas foram destelhadas pelas pedras de gelo.

As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (6) causaram prejuízos em ao menos 14 municípios gaúchos. Quase todas as cidades foram afetadas por temporais acompanhados de granizo. A pior situação é em Ijuí, onde 600 casas foram destelhadas pelas pedras de gelo.

Conforme a Defesa Civil Estadual, 45 pessoas foram afetadas pelo tempo instável. Em Júlio de Castilhos, na região Central, um vendaval associado a granizo causou danos em
pelo menos 7 residências, derrubou árvores e danificou galpões. Quarenta pessoas tiveram que deixar suas habitações.

Em Cachoeira do Sul, também na região Central, uma casa foi danificada pelo granizo e uma família precisou ser removida para a moradia de parentes. No município, foram registradas chuvas intensas, associadas a rajadas de vento e granizo. Houve deslizamento de terra, que destruiu parte de uma residência. Também foram registrados pontos de alagamento.

Tupanciretã, que fica a 90 km de Santa Maria, teve vendaval associado a granizo, que causou destelhamento de residências, derrubou árvores e arrancou parte do telhado de um galpão. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil seguem mobilizadas no atendimento e levantamento de afetados. Santa Maria é a única da lista que não teve danos pelas pedras de gelo. Os estragos foram causados pelas chuvas intensas e fortes ventos, que causaram alagamentos, enxurradas e danificaram telhados. Não há registro de desalojados na cidade.

Chuvas intensas e granizo causaram danos em residências e nas estradas, principalmente na área rural de São Vicente do Sul, que fica a 30 km de Cacequi. Ainda não há informação de número de afetados no município. Em Santiago, ainda não região Central, vendaval e granizo causaram danos em telhados, queda de postes na área rural e árvores. Houve interrupção no abastecimento de energia elétrica. Em São Francisco de Assis, que fica a 50 km de Santiago, quatro casas foram destelhadas pelo granizo.

Em Nova Esperança do Sul, o temporal ocorreu na madrugada desta quarta-feira. Equipes da Defesa Civil seguem em atendimento. Ainda não há número oficial de residências afetadas.

Em Ijuí, cerca de 600 casas foram destelhadas pelas pedras de gelo. A Defesa Civil Estadual entregou ao município 3.300m² de lonas para as famílias atingidas. No entanto, não há desabrigados. Também na região Norte, Pejuçara registrou danos em lavouras de trigo por causa do granizo. A cidade fica a menos de 40 km de Ijuí. Outra cidade próxima a ser afetada foi Panambi, distante 50 km de Ijuí e 35 km de Pejuçara: cerca de 40 residências com pequenos danos por causa do granizo.

Na Fronteira Oeste, Uruguaiana teve aproximadamente 15 casas atingidas pela água, conforme a Defesa Civil. Unistalda, que fica a 250 km da fronteira, teve quatro casas afetadas pelo granizo. Santana do Livramento, na Campanha, registrou danos em 30 residências, com telhados perfurados pelo granizo.

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.