As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (6) causaram prejuízos em ao menos 14 municípios gaúchos. Quase todas as cidades foram afetadas por temporais acompanhados de granizo. A pior situação é em Ijuí, onde 600 casas foram destelhadas pelas pedras de gelo.
Conforme a Defesa Civil Estadual, 45 pessoas foram afetadas pelo tempo instável. Em Júlio de Castilhos, na região Central, um vendaval associado a granizo causou danos em
pelo menos 7 residências, derrubou árvores e danificou galpões. Quarenta pessoas tiveram que deixar suas habitações.
Em Cachoeira do Sul, também na região Central, uma casa foi danificada pelo granizo e uma família precisou ser removida para a moradia de parentes. No município, foram registradas chuvas intensas, associadas a rajadas de vento e granizo. Houve deslizamento de terra, que destruiu parte de uma residência. Também foram registrados pontos de alagamento.
Tupanciretã, que fica a 90 km de Santa Maria, teve vendaval associado a granizo, que causou destelhamento de residências, derrubou árvores e arrancou parte do telhado de um galpão. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil seguem mobilizadas no atendimento e levantamento de afetados. Santa Maria é a única da lista que não teve danos pelas pedras de gelo. Os estragos foram causados pelas chuvas intensas e fortes ventos, que causaram alagamentos, enxurradas e danificaram telhados. Não há registro de desalojados na cidade.
Chuvas intensas e granizo causaram danos em residências e nas estradas, principalmente na área rural de São Vicente do Sul, que fica a 30 km de Cacequi. Ainda não há informação de número de afetados no município. Em Santiago, ainda não região Central, vendaval e granizo causaram danos em telhados, queda de postes na área rural e árvores. Houve interrupção no abastecimento de energia elétrica. Em São Francisco de Assis, que fica a 50 km de Santiago, quatro casas foram destelhadas pelo granizo.
Em Nova Esperança do Sul, o temporal ocorreu na madrugada desta quarta-feira. Equipes da Defesa Civil seguem em atendimento. Ainda não há número oficial de residências afetadas.
Em Ijuí, cerca de 600 casas foram destelhadas pelas pedras de gelo. A Defesa Civil Estadual entregou ao município 3.300m² de lonas para as famílias atingidas. No entanto, não há desabrigados. Também na região Norte, Pejuçara registrou danos em lavouras de trigo por causa do granizo. A cidade fica a menos de 40 km de Ijuí. Outra cidade próxima a ser afetada foi Panambi, distante 50 km de Ijuí e 35 km de Pejuçara: cerca de 40 residências com pequenos danos por causa do granizo.
Na Fronteira Oeste, Uruguaiana teve aproximadamente 15 casas atingidas pela água, conforme a Defesa Civil. Unistalda, que fica a 250 km da fronteira, teve quatro casas afetadas pelo granizo. Santana do Livramento, na Campanha, registrou danos em 30 residências, com telhados perfurados pelo granizo.