Os próximos dias serão marcados por chuva no Rio Grande do Sul. Segundo o boletim meteorológico da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), a próxima semana deverá ter chuva e altos volumes acumulados em grande parte do Estado.
Entre sexta-feira (10) e domingo (12/11), a presença de uma área de baixa pressão vai manter uma grande variação de nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas, com chance de tempestades isoladas em quase todo o Rio Grande do Sul, menos no Norte do Estado.
Conforme o boletim, na segunda-feira (13), a propagação de uma nova frente fria provocará chuva generalizada. Na terça (14) e quarta-feira (15), o tempo quente e úmido seguirá predominando no Rio Grande do Sul, com períodos de céu encoberto e pancadas de chuva na maioria das regiões do Estado..
Segundo a Seapi, os volumes de chuva previstos são elevados em grande parte do Estado. Deverão oscilar entre 80 e 120 mm na maioria das áreas da Região Central, Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e Norte.
“Podendo superar 150 mm em diversos municípios, principalmente nas Missões, Alto Uruguai e Planalto”, ressaltou a Seapi.
Na Região Sul, Fronteira Oeste e Campanha, os volumes de chuva esperados deverão oscilar entre 35 e 50 mm na maioria das localidades, com exceção do Extremo Sul, onde os volumes poderão exceder 100 mm.
Vento
A passagem de um ciclone extratropical pelo oceano, além de chuva, provocará entre sexta e sábado rajadas de ventos pelo território gaúcho, entre 40 e 90 km/h.
Segundo a previsão do tempo, as rajadas mais fortes ocorrem no Litoral gaúcho e Região Metropolitana.