BOLETIM METEOROLÓGICO

Previsão: primeiro fim de semana de 2025 terá chuvas irregulares e tempo firme no RS

Previsão aponta tempo firme e chuvas irregulares no RS para o primeiro fim de semana de 2025. Confira os detalhes.

Foto mostra sol coberto parcialmente entre nuvens. O céu está num tom laranja escuro.
Crédito: Fernando Dias/Seapdr

Rio Grande do Sul - A previsão do tempo para o primeiro fim de semana de 2025 no Rio Grande do Sul indica o retorno de chuvas irregulares. Mas também ocorrerão períodos de estabilidade e temperaturas amenas.

O Boletim Integrado Agrometeorológico 1/2025, elaborado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), detalha as condições meteorológicas para os próximos dias.

Tempo no RS nos próximos dias

Sexta-feira (3)

O ciclone extratropical que atuou no estado se desloca para o oceano. O tempo varia de parcialmente nublado a sol e poucas nuvens, com temperaturas amenas na Metade Sul e elevadas na Metade Norte, conforme a previsão.

Sábado (4) e domingo (5)

A chegada de um sistema de alta pressão atmosférica provoca dias de tempo seco no Rio Grande do Sul. A previsão do tempo indica que o sol entre nuvens deve predominar, com temperaturas mais amenas em relação aos dias anteriores.

Segunda-feira (6) e terça-feira (7)

O estável – ou seja, sem chuva – persiste, embora haja possibilidade de maior nebulosidade e garoa isolada nas regiões Sul, Campanha, metropolitana e ao longo da Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim.

Quarta-feira (8)

Na quarta, de acordo com os modelos meteorológicos, a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul causará elevação das temperaturas e instabilidade gradual, com chuvas fracas previstas para a metade norte do Estado.

Acumulados de chuva

Nos próximos sete dias, as chuvas serão irregulares em todo o estado, com volumes baixos na maioria das regiões.

As precipitações mais significativas, variando entre 10 mm e 30 mm, devem ocorrer no Alto Uruguai, Serra e Campos de Cima da Serra.

Em outras áreas, como Litoral, Região Metropolitana, Vales e Campanha, os acumulados devem ser inferiores, variando entre 1 mm e 20 mm.