PREVISÃO DO TEMPO

Terça-feira começa com muito frio no Rio Grande do Sul

O frio continuar forte, principalmente nas primeiras horas do dia. Novas temperaturas negativas podem ser registradas.

Imagem do Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Dia de sol entre nuvens.
Foto: Brayan Martins/ PMPA

A massa de ar seco de origem polar vai continuar atuando no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (27). O frio continuar forte, principalmente nas primeiras horas do dia. Novas temperaturas negativas podem ser registradas.

Assim como nesta segunda-feira, há risco de geada devido às temperaturas baixas em várias regiões gaúchas. As temperaturas mínimas variam entre -1°C e 4°C no Norte, Serra,
Centro, Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

O avanço de uma frente fria sobre o oceano favorece a condição de chuviscos ou chuva fraca na região Sul e em parte da Costa Doce durante o dia. À noite é a região metropolitana, Serra e Litoral Norte que podem ter instabilidades.

As temperaturas sobem pouco, ficando entre 15°C e 20°C na maioria das regiões. Confira abaixo a previsão para 7 cidades do RS.

Previsão para sete cidades do Rio Grande do Sul. Crédito: Agora RS

Situação dos rios no Rio Grande do Sul

Os rios do Rio Grande do Sul apresentaram tendências entre estabilidade e declínio em todas as bacias, em sua maioria variando entre níveis normais e de atenção.

Na Região Hidrográfica do Uruguai, o maior limiar ocorre no rio Santa Maria, em Dom Pedrito, que apresenta níveis em limiar de alerta, porém em declínio.

Os demais rios, no entanto, variam entre limiares de atenção e normalidade com tendências de estabilidade ou declínio. Na Região Hidrográfica do Guaíba, os rios apresentaram variações em limiares de normalidade, e com tendência variadas.

Na Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas o rio Jaguarão apresenta lenta elevação em limiar de atenção. Porém, os demais rios desta região estão sem informações atualizadas de nível tanto da Lagoa dos Patos quanto o rio Camaquã e rios do litoral.