PERIGO

Temporais permanecem no RS até sexta-feira, diz Inmet

O volume de chuva pode chegar a 100 mm/dia, com ventos intensos e queda de granizo. Há risco de danos

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para tempestade no Rio Grande do Sul. Um deles já está em vigência e o último termina no fim da sexta-feira (17).

O primeiro deles vai até o fim do dia de hoje (16). Ele é laranja, de “Perigo”, um nível intermediário de intensidade. Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de danos.

O aviso abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No RS, deve chover em áreas da Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Regiões Norte e Noroeste (confira no mapa 1).

Mapa 1 – em laranja, áreas afetadas pelo primeiro alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

Em seguida, a chuva se espalha. Há um segundo alerta, também laranja, com início previsto para a meia-noite da sexta-feira (17) e término ao final do mesmo dia. A diferença é que serão atingidas também regiões mais próximas da Campanha, Fronteira Oeste, Sul, Central, além de uma porção maior da costa gaúcha (confira no mapa 2).

Mapa 2 – Em laranja áreas afetadas pelo segundo alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

O volume de chuva é o mesmo do outro alerta, também com risco de prejuízos para as áreas abrangidas. Em ambos os avisos, recomenda-se cuidados e, em caso de emergência, acionar ou a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).