O avanço de uma massa de ar seco, de origem polar, empurra as instabilidades que atuaram no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10). Por conta da mudança abrupta no tempo, ainda há possibilidade de temporais no Noroeste, Norte, Serra e até na região metropolitana. O risco é menor que na sexta, mas ainda é uma possibilidade.
Na maior parte do RS, o sábado ainda começa com tempo chuvoso ou nublado. No entanto, ao longo do dia, as nuvens se afastam do Estado, principalmente no Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nestas regiões, as máximas serão registradas pela manhã.
Isso decorre da ausência de nuvens e a atuação da massa de ar polar, que derruba as temperaturas. O calor que estava “preso” atmosfera pelas nuvens se dissipa rapidamente a partir da tarde.
Pela manhã, Bagé terá 17°C de temperatura. Mas a temperatura prevista é de 9°C em Bagé, no início da noite. O mesmo acontece em Uruguaiana, Santana do Livramento e Chuí. Durante a manhã, temperaturas de 16 a 18°C. Mas, ao anoitecer, frio de 10°C a 12°C.
Nas outras regiões, onde ainda haverá nebulosidade, a queda não será tão brusca. Temperaturas variam de 18°C a 22°C na primeira parte do dia e ficam na entre 15°C e 19°C na segunda metade.
Em Porto Alegre, dia de nuvens e possibilidade de garoa ao decorrer do dia. Pela manhã, 20°C. À tarde, faz 16°C.
O Domingo de Dia das Mães deve ser de sol na maioria das regiões. E prepare as cobertas porque vai esfriar: o frio deve ser intenso, principalmente no Sul gaúcho. Os meteorologistas projetam que pode ocorrer até geada na região da Campanha.