PREVISÃO DO TEMPO

Tempo: Frio ganha força durante fim de semana no RS

A previsão do tempo aponta o avanço de uma massa de ar seco e frio, de origem polar, sobre o Rio Grande do Sul.

Imagem de Porto Alegre. Foto: Leonardo Severo/Agora RS

A previsão do tempo aponta que o frio ganha força neste fim de semana. Segundo a Climatempo, à medida que o ciclone extratropical vai se afastando do Rio Grande do Sul, o ar frio de origem polar avança sobre o Estado.

No sábado (4), o dia começa com frio no território gaúcho, à tarde a temperatura fica amena em grande parte do Estado, com sensação de frio em algumas áreas, conforme a previsão do tempo.

O tempo firme predomina no Rio Grande do Sul, o sol aparece firme na Fronteira Oeste, mas ele fica entre nuvens na maior parte do Estado.

Em alguns pontos a nebulosidade é destaque, principalmente na Região Sul e Litoral, há possibilidade de garoa ou pancadas de chuva nestas áreas.  Segundo a previsão, com o avanço da massa de ar seco e frio, a chuva diminui no Estado.

Com a atuação do ciclone, ainda segue o alerta de rajadas fortes de vento no Rio Grande do Sul, principalmente durante a madrugada. O vento mais forte deve ocorrer na Região Sul, Região Metropolitana, Serra e Litoral, há possibilidade de rajadas de até 90 km/h nestas áreas.

Em Porto Alegre, o sábado começa com frio, o sol aparece entre nuvens e há risco de rajadas fortes de vento por causa do deslocamento do ciclone, mínima  12°C e 21°C.

Em Rio Grande, o tempo fica nublado, com “cara de outono”, há risco de rajadas de vento, mínima  14°C e 19°C.  Em Alegrete, a massa de ar seco e frio ganha força, o tempo fica firme e o sol predomina neste sábado, mínima 9°C e 20°C.

No domingo (5), o dia começa gelado em diversos pontos do Rio Grande do Sul. Segundo a previsão do tempo, há possibilidade de geada no Estado, principalmente na Serra gaúcha.

Com o avanço da massa de ar seco e frio, o tempo fica firme no Rio Grande do Sul. Conforme a Climatempo, já com o ciclone extratropical afastado da costa gaúcha e catarinense, o vento diminui bastante de intensidade no Estado.