A onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul vai começar a chegar no seu ápice nesta sexta-feira. Na maior parte do Estado o tempo seco predomina. No entanto, a passagem de áreas de instabilidade pelo Leste trazem chance de neve ao RS nesta sexta-feira (5). No Oeste, o tempo segue ensolarado.
A quinta-feira (4) já foi o dia mais frio de 2019, com registro oficial de -1,5°C em Vacaria e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, e Quaraí, na Fronteira Oeste. Várias regiões gaúchas tiveram registro de geada, representada pelos campos brancos ao amanhecer.
Para esta sexta-feira, porém, o frio fica ainda mais forte. A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que traz ar frio de origem polar, ainda deixa as temperaturas bastante baixas. Várias regiões gaúchas, como Fronteira Oeste, Campanha e Norte podem ter temperatura próxima de 0°C. É o caso de Santana do Livramento que deve ter mínima de -1°C; Bagé deve registar 0°C.
Mas o frio mesmo ocorre na Serra, onde as temperaturas negativas devem predominar. Em São José dos Ausentes, a previsão indica -2°C de mínima. Caxias do Sul e Gramado devem registrar -1°C ao amanhecer.
Na Capital, a mínima prevista é de 3°C, com sensação térmica ao redor de 0°C. No período da tarde, a máxima prevista para Porto Alegre é de 9°C. Por conta do frio intenso, o Gigantinho será aberto para abrigar moradores de rua entre sexta-feira e sábado.
Na Serra, no decorrer do dia, as temperaturas serão ainda menores. Apenas 3°C em São José dos Ausentes, 6°C em Caxias do Sul e em Bento Gonçalves. Mesma temperatura de Passo Fundo e Erechim. Já em Uruguaiana, que deve ter sol o dia inteiro, máxima de 10°C.
Chance de neve
Além do frio intenso, há previsão de instabilidades. A passagem de uma frente fria pela costa gaúcha aumenta a nebulosidade em toda a faixa Leste do Estado. A soma dessa umidade com as temperaturas bastante baixas devem provocar a queda de neve em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Conforme os meteorologistas, a chance maior é no período da noite.
As cidades da Serra serão as mais propícias para a ocorrência do fenômeno. Como a temperatura estará baixa, também há possibilidade de outras precipitações invernais, como chuva congelada (quando a gota vira pedra de gelo na nuvem) ou chuva congelante (que congela ao tocar o solo).
Conforme a Climatempo, há chance de média a grande de ocorrer neve na Serra. No entanto, também há possibilidade menor da ocorrência de neve nas cidades ao redor de Passo Fundo e Erechim, no Planalto.
Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, de Caçador, além das cidades mais altas da serra catarinense como Urubici, São Joaquim, Urupema estão entre as áreas com grande chance de ver a neve.