O tempo instável segue predominando no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10), influenciado por um sistema de baixa pressão atmosférica. As chuvas persistem em grande parte do Estado, enquanto uma nova frente fria avança em direção a Santa Catarina.
De acordo com a previsão do tempo, a baixa pressão se desloca para o Oceano Atlântico, originando um ciclone extratropical. Embora o ciclone se afaste rapidamente da costa gaúcha, sua frente fria trará mais chuvas para o RS, especialmente durante a manhã.
As instabilidades se concentram nas regiões do Noroeste, Norte, Serra, Litoral, Campanha, Sul e Costa Doce. Durante a tarde, o tempo instável será mais intensa na parte Norte do RS, incluindo a região metropolitana e os Vales.
A Fronteira Oeste e a região Central do Estado terão menor impacto. Nestas áreas, se chover, será em forma de garoa, com acumulados inferiores a 5 mm.
Nas demais regiões do RS, os acumulados serão mais elevados. Em São Gabriel, Bagé e Pelotas, a previsão é de até 25 mm de chuva. Em Porto Alegre, o acumulado deve atingir 30 mm. Já entre a Serra e o Norte, os volumes variam de 25 mm em Caxias do Sul a 60 mm em Cruzaltense, passando por 50 mm em Ciríaco e 45 mm em Erechim.
Os ventos seguem intensos, com rajadas de até 70 km/h em grande parte do Rio Grande do Sul. O mar ficará agitado, com ondas de 3 a 4 metros entre o Chuí e Laguna (SC), conforme o Serviço Meteorológico Marinho. Em alto-mar, os ventos podem variar entre 60 a 90 km/h.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Previsão do Tempo
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- Bagé
- Caxias do Sul
- Chuí
- Chuva
- Ciclone extratropical
- Ciríaco
- Cruzaltense
- Erechim
- Laguna
- Pelotas
- São Gabriel
- Tempo agora
- Tempo no RS