PREVISÃO DO TEMPO

Sábado terá tempestade em parte do RS, alerta Inmet

Secretaria da Agricultura aponta que os próximos sete dias serão de umidade e chuva na maior parte do RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta laranja para tempestade para parte do Rio Grande do Sul neste sábado (7). As fortes chuvas devem iniciar próximo da meia-noite e ir até o fim do dia.

Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conforme a Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção sustentável e Irrigação”, as precipitações se devem à aproximação de uma área de baixa pressão. Ela favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva.

O aviso abrange, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No RS, as instabilidades se restringem mais à metade norte, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana (confira no mapa).

Imagem: Inmet/Divulgação

O alerta é de “Perigo”, uma zona intermediária de intensidade. Devido a este prognóstico, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo a Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura), a tendência é que no domingo (8) o tempo instável e as chuvas persistam. As áreas atingidas devem ser o Norte, os Vales, a Região Metropolitana, o Nordeste e o Litoral Norte.

Já a Seapi vai além e aponta que os próximos sete dias permanecerão com umidade e chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. Na segunda (9) e na terça-feira (10), o ar seco irá predominar, mas na quarta (11), haverá a aproximação de uma nova área de baixa pressão.