Sábado de mínimas negativas e geada generalizada no RS

°A onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul deve começar a chegar ao seu ápice neste fim de semana. Neste sábado a previsão indica temperaturas negativas na maioria das regiões gaúchas. Há risco de geada generalizada. E ainda pode nevar na Serra gaúcha.

A massa de ar frio, de origem polar, deve provocar temperaturas negativas em cidades da Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Norte e Serra gaúcha. É o caso de Uruguaiana, Cacequi e São Borja, com -1°C. Santana do Livramento com -2°C e Bagé, ambas na Campanha, com 0°C. Em Passo Fundo e Erechim, as mínimas devem ser de -2°C e, na Serra, como em Caxias do Sul e Gramado, -1°C.

No Sul, região metropolitana e Litoral, as temperaturas não caem a 0°C, mas se aproximam bastante. É o caso de Porto Alegre, que deve registrar 3°C (positivos). Será a noite mais fria do ano até aqui. Em São José do Norte, a mínima é de 7°C, mas com sensação bem menor pela umidade e vento na beira da Lagoa e do oceano.

Há possibilidade de geada em quase todas as regiões gaúchas. Apenas parte do Litoral Sul ainda pode ter instabilidades neste sábado. Por conta disso, caem as chances de neve. E o vento segue atingindo o Leste do RS.

Porém, mesmo com o sol, as temperaturas não sobem. Máxima de 9°C no Chuí; 10°C em Santa Maria; 11°C em Santa Rosa e 12°C em Porto Alegre.

No domingo, o frio segue forte no Estado. A massa de ar frio só deve deixar o Rio Grande do Sul na metade da semana que vem.