Após publicar um alerta laranja para tempestades no sábado (7) para o Rio Grande do Sul, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um aviso mais severo para o RS e áreas de Santa Catarina. O aviso é válido pelo restante do dia de hoje e vai até o meio-dia de amanhã (7)
Neste novo alerta vermelho, o volume de chuva deve ser superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. É grande o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
As áreas atingidas são uma porção mais ao norte do RS e a metade Sul de SC. Assim, o alerta abrange a Serra, o Oeste Catarinense, o Noroeste e o Nordeste Rio-grandenses, a Grande Florianópolis, o Sul Catarinense, a Região Metropolitana de Porto Alegre, e a Região Central do RS (Confira o mapa).
O alerta é vermelho, de “Grande Perigo”. Ele é o de nível mais intenso entre os elencados pelo Inmet. O restante da metade norte também está sob alerta, mas laranja, de intensidade intermediária, e somente até o fim do dia (confira no mapa).
Santa Catarina
O estado catarinense já passa por uma violenta onda de chuvas nesta semana. A sequência de temporais já provocou uma morte, deixou duas pessoas feridas e causou danos em 60 municípios
Conforme registro desta sexta-feira (6), 17 cidades de SC haviam decretado situação de emergência. O novo alerta motivou, ainda, a suspensão por quatro dias da Oktoberfest de Blumenau. A decisão é da Prefeitura do município.