O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, na manhã desta terça-feira (12), dois alertas para tempestades no Rio Grande do Sul. Ambos os avisos são válidos já a partir da manhã de hoje e vão até a manhã da quarta-feira (13).
Conforme a Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), a nova onda de chuvas se deve a uma baixa pressão associada a um fluxo de umidade. Estes dois fenômenos mantêm o risco de temporais isolados.
Um dos alertas do Inmet abrange quase toda a área do Rio Grande do Sul (confira o mapa 1).
Já o outro diz respeito a áreas mais extremas da Serra, da Região Nordeste e do Litoral Norte (confira o mapa 2).
Em ambos os alertas, segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Diante deste quadro, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os dois avisos são de “Perigo”, um nível intermediário entre os elencados pelo Inmet. Nele, recomenda-se manter-se muito vigilante e informado regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, conclui o Instituto.